top of page

Lorenzo de Medici,o responsavel pela "epoca de ouro de Florenca" Quais artistas participaram dela ??

Hoje 08.04.2020 ha exatos 528 perdiamos Lorenzo de Medici, conheci como o grande patrono do Renascimento Italiano.

Vamos fazer uma viagem entre 1469 e 1492 epoca em que Lorenzo conhecido como "Il Magnifico" ficou a cargo da familia Medici, com apenas 20 anos substituiu seu pai Piero Il Gotoso em decorrencia de sua morte por reumatismo.


Falar de Lorenzo em apenas um post e impossivel, entao vou tentar fazer um resumo da sua historia para depois passarmos aos principais artistas que viveram em sua epoca, e algumas das tantas obras que foram produzidas duarnte a "epoca de ouro" de Florenca !!


Com uma educao baseada na filosofia humanista (homem como centro do universo) Lorenzo da continuidade a esta filosofia que se iniciou com seu avo Cosimo dei Medici. Alem de habil politico, talvez o melhor politico entre os Medicis ele tambem era apaixonado por poemas, literatura e arte.

Considerado o grande mecenas (patrocinador) dos artistas de sua epoca ele tambem usava a arte para se promover enviando os melhores artistas fiorentinos as várias cortes italianas para agradar os governantes de outros estados. Como foi o caso de Boticceli e Ghirlandaio quando em 1481 para se reconciliar com o papa sisto IV ele envia os dois artistas a Roma para a executar obras na Capela Sistina.


Ele tambem estabeleceu a primeira academia de arte da história, no Giardino di San Marco, proximo da sua residencia, onde ele próprio praticou artes literárias, compondo sonetos, escritos filosóficos e religiosos. Foi la tambem que ele conheceu e descobriu Michelangelo com apenas 13 anos.


Segue entao alguns artistas e algumas importantes obras que foram executadas no periodo que chamados de Alto Renascimento :


Andrea Del Verrochio - Andrea tinha seu prospero atelier em Florenca, era escultor pintor e orafo, na historia ele e mais conhecido como o primeiro professor de Leonardo da Vinci porem dizem que ele parou de pintar quando Leonardo em uma das suas obras foi ajuda lo. Duas obras que Verrochio executou na epoca Laurenziana :


Spiritello com peixe (putto com golfinho):

Segundo Giorgio Vasari, o famoso putto com o golfinho foi encomendado pelo Magnífico para a villa Medici de Careggi, enquanto hoje está localizado no Palazzo Vecchio,

aqui em Florença.



Incredulidade de São Tomas (Incredulità di san Tommaso):


A Incredulidade de Santo Tomás, obra-prima de Verrochio é a primeira escultura pública importante cuja construção é atribuível a Lorenzo, o Magnífico. Verrocchio foi oficialmente comissionado pela Arte de Calimala (a arte de comerciantes) que o teria destinado ao seu nicho na igreja de Orsanmichele, mas Lorenzo e seu pai Piero il Gottoso, como os trabalhadores da Mercanzia, com toda a probabilidade, determinaram a escolha do artista, que já havia trabalhado para os Médici (além disso, foi Piero quem negociou, em 1464, a compra do bronze necessário para a fusão). Após a morte de Piero em 1469, os trabalhos foram seguidos por Lorenzo, que em 1483 pôde ver o trabalho concluído. No entanto, Verrocchio teve alguns problemas para ser pago: sabemos que, no ano de sua morte, ele ainda tinha que coletar duzentos florins da Arte de Calimala.


A obra original e vista no primeiro andar da Igreja de Orsan Michele, enquanto que a replica e exposta nas laterais da igreja em um dos 14 nichos que fazem parte do conjunto de esculturas





Michelangelo, Batalha dos Centauros (Battaglia dei Centauri):

Uma obra-prima executada para o Magnífico, no Jardim de São Marcos, por Michelangelo, quando ele havia 15 anos mas cujo talento já havia sido bem-intencionado por Lorenzo, o alívio retrata a luta entre os centauros e os lapitas: segundo Ascanio Condivi, primeiro biógrafo de Michelangelo, o tema teria sido sugerido por Agnolo Poliziano, poeta da corte Laurenziana e grande amigo do Magnífico. Retrata a briga que eclodiu entre os centauros e lapitas durante as comemorações do casamento da princesa Hipodâmia.

Se você tentar diferenciar a batalha da razão e da lista, poderá combinar a história alegórica que respeita a filosofia neoplatônica que animava a cultura florentina da época. O alívio, original pela maneira como Michelangelo trata o espaço, está em um estado incompleto: ele assume que Michelangelo parou de trabalhar quando Lorenzo morreu em 1492.


Hoje a batalha se encontra na Casa Buonarroti, localizada aqui em Florenca no bairro de Santa Croce, bairro onde a familia e ele viveram.



Sandro Botticelli foi outro artista particularmente muito ligado aos Medici.


Durante o período laurenziano, ele pintou obras muito famosas, como a Primavera, e o Nascimento de Vênus e a Madonna del Magnificat, todas mantidas na Galeria degli Uffizi aqui em Florenca.

Como disse anteriormente, Botticelli também foi enviado por Lorenzo a Roma, à embaixada da reconciliação com Sisto IV.







Giuliano da Sangallo, arquiteto, engenheiro militar e escultor, era um dos arquitetos favoritos de Lorenzo.

Entre muitos palacios ele tambem progetou a Vila Medici di Paggio a Caianno, talvez o melhor exemplo de arquitetura encomendada por Lorenzo em 1480. Não é por acaso que se trata de um edifício particular, no qual existem elementos que foram o modelo para desenvolvimentos futuros no tipo de moradias: interpenetração entre o interior e o exterior por meio de filtros como galerias, distribuição simétrica dos quartos em torno de um salão central ( espaço "centrífugo"), posição dominante na paisagem, recuperação consciente de elementos arquitetônicos clássicos (como o teto abobadado e o exemplo iônico na fachada)






 

Giuliana Feliciello e uma Paulistana, formada em Hotelaria pelo Senac e Design de Interiores pela Escola Panamericana de Arte.

Resolveu unir 3 paixoes: arquitetura, gastronomia e historia tornando-se guia oficial em todo territorio nacional. Morar em Florenca em pleno centro historico e respirar arte e descobrir todo dia uma nova historia para contar !!



 




















댓글


bottom of page